Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

FICHAMENTO 5

Antônio Carlos CARDOSO
Gisele Cristina Versola BARRETO
Laura XAVIER

EROSÃO DE ESMALTE E DENTINA EM DENTES DECÍDUOS

  A erosão dental é uma doença que se manifesta pela destruição lenta dos tecidos duros.Sendo descrita pela primeira vez por FLEURY em 1929. Denominada inicialmente Mylolyse, o termo original sofreu algumas alterações, entre elas Perimilolyse e Perimolise.P. 283
  O consumo exagerado de refrigerantes industrializados, refresco artificiais e frutas cítricas naturais é apontado como a principal causa do aparecimento da erosão dental. Alterações psicossomáticas (Bulimia e Anorexia nervosa) e distúrbios de origem gastro-intestinais são também, citados como etiológicos.P.284
  O desgaste dental pode ser causado  por erosão, abrasão, atrição e abfração, sendo extremamente difícil, embora não impossível, separar estes diferentes fatores etiológicos.
  A abrasão está normalmente nas faces vestibulares e cervicais dos dentese ,geralmente, está associada as técnicas de escovação dental.
  A   atrição é definida como um desgaste fisiológico dos dentes, resultantes do contato dente com dente pelo desgaste natural ou pelo ranger de dentes.
  A erosão é a perda de tecido duro das superfícies dentais por um processo químico, na ausência de placa bacteriana.
  A abfração é a perda de esmalte na região cervical por uma deflexão sofrida pela região devido a um trauma oclusal.
fatores etiológicos intrísecos- são representados pelos ácidos que têm origem nos mecanismos internos do organismo tais como:
  *vômitos provocados
  *vômitos recorrentes devido a distúrbios gastrointestinais
  *refluxos gastro-esofágicos sintomáticos ou assintimáticos
fatores etiológicos extrísecos-são relacionados a agentes externos, levados á boca e que entram em contato com os tecidos dentais,principalmente pela dieta e cuja ação ácida é resultante de fatores externos ao corpo humano:
  *ingestão de sucos de frutas cítricas e bebidas acidificadas e de sucos de frutas congeladas
  *uso de colutórios bucais com potencial abrasivo
  *ambiente atmosférico ácido
  *ingestão prolongada de tabletes para mascar de vitamina c.
  Na dentição permanente a preval~encia da erosão nas superficies palatais foi de 8% em crianças de 7 anos, aumentando para 31% aos 14 anos de idade. A erosão dos dentes estendendo-se até dentina foi de 245 em crianças com 5 anos( dentição decidua) e de 25 em crianças com 15 anos (dentição mista)
  É de grande importância nos casos de erosão dental a indentificação do agente etiólogico.A ingestão excessiva de ácidos é uma das causas mais frequêntes, sendo assim necessário, o controle da dieta. Existem também os caos de fatores etiológicos intrínsecos, requerendo tratamento multidisciplinar.
  Nos casos de sensibilidade dental o uso de bochechos de flúor, aplicação de vernizes com flúor e dentifricios descensibilizantes é indicado.
  No estudo das crianças orientamos os pais para:
  -Controle de ingestão de ácidos-bochecho com água para neutralizar a acidez antes da escovação;
  -Bochechos diários de flúor a 0,5% durante 1 minuto e - uso de placa noturna semi-rígida de 0,5mm. Indicamos o uso daplaca uma vez que a erosão está frequentemente associada ao bruxismo, acelerando assim o processo de desgaste dental.
  Salientamos a importância de uma completa anamnese com perguntas dirigidas em relação à dieta, problemas digestivos e até mesmo emocionais visando facilitar o diagnostico.P.285
  A erosão dental é um tema pouco citado na literatura, em especial , nos casos de dentes decíduos.
  O conhecimento aprofundado da erosão dental permite que se faça um diagnostico mais eficaz desse problema apresentado, frequentemente ,pelos nossos pacientes,visto que, comumente,  é confundido com bruxismo.
  Visando com este estudo alertar os odontopediatras a elaborarem um diagnóstico  precoce, evitando assim, o agravamento do problema que certamente, acontecerá se não forem tomadas as precauções recomendáveis.P.288 



Nenhum comentário:

Postar um comentário