Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Fichamento 6

Eliana Lemos de Sousa BASTOS
Fernando ACCETTURI
Heloisa Modena Ferreira COSTA

Núcleo de Preenchimento com Compósito Quimicamente Ativado e Matriz com Escultura Reversa

  Em grandes perdas de estrutura dentárias as restaurações se tornam um pouco mais complexa e diversos materiais e técnicas podem ser utilizados na reconstrução do elemento dental. Na indicação do emprego de um pino intracanal pré-fabricada, este deve ser associado a um outro material para a reconstrução da porção coronária (núcleo de preenchimento), possibilitando assim a futura colocação de uma coroa protética.
  A perda de estrutura dentária em dentes tratados endodonticamente pode variar de preparos para acessos mínimos  em dentes intactos  até  danos muitos extensos que comprometem a própria longevidade do elemento dentário. E em casos de dentes relativamente integras ou seja, que apresentam uma  perda mínima de estrutura dentária, a restauração restringe-se normalmente à cavidade de acesso, não sendo  necessário colocar um pino  intracanal.(ASSIF, 1993; CHRISTENSEN.1996)
  As decisões para diretamente para o tratamento restaurador dependem diretamente da quantidade de estrutura dentária remanescente, das exigências funcionais que serão impostas ao dente e da necessidade de que o dente funcione como um pilar em uma restauração múltipla.(GUZI NICHOLIS, 1979)
  Os materiais mais utilizados para a confecção de núcleos de preenchimento são: amálgama, ionômero de  vidro com particulas de prata e resina composta. O amálgama possui algumas vantagens na sua utilização, tais como facilidade de manipulação, maior estabilidade dimensional, resistência à compressão, baixa microinfiltração(margens auto-selantes).Uma das desvantagens do emprego do amálgama  é a impossibilidade de realização do preparo para uma coroa imediatamente após sua condensação (na mesma sessão).
  Nos últimos 20 anos, tem havido um interesse crescente na restauração dos dentes tratados endodonticamente.No que se refere aos pinos pré-fabricados, existem vários tipos e diferentes técnicas, deixando o profissional confuso na sua seleção.P. 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário