Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Fichamento 8

Ivan Ribeiro de FARIA
Regina Helena B. T. S. FONTANA
Renata J. M. FARIAS
Eneida J. M. FARIAS

Prótese Livre de Metal-Planejamento e Procedimentos Simples e Conservadores

  A odontologia estética vem merecendo  cada vez mais destaque dentro do contexto geral da odontologia. É fácil notar que, em várias especialidades, os avanços técnicos cientificos, principalmente nas áreas de dentistica e prótese, foram evidentes nessa última década. Os novos materiais cerâmicos, os polímeros reforçados  com cerâmica e as resinas para  restauração direta e para cimentação, proporcionam condições  favoráveis  que visam a reabilitação estética dentro dos requisitos biológicos funcionais.
  Dessa maneira, os fabricantes introduziram, dentre outros, sistemas de resinas reforçadas por partículas cerâmicas que foram denominados cerômeros, classificados por TOUATI (1996), como : segunda geração de compósitos laboratoriais. A marcas comerciais mais conhecidas em nosso meio são SOLIDEX, ARTGLASS, ZETA LC.
  Como podemos observar na escassa literatura existente, alguns autores como FEINMAN SMIDT (1997), NEUMAN (1997) E TRINKNER ROBERTS (1998) afirmam  que o sistema Targis-Vectris oferece condições para a utilização em trabalhos clínicos. No entanto a falta de estudos longitudinais que poderiam atestar as afirmações acima não permite ainda elegê-lo substituto dos trabalhos em metalo-cerâmica e, também, considerá-lo superior aos muitos sistemas de cerâmica pura existentes.
  Todavia, considerando fatores relacionados ao plano de tratamento, como preparo com menores desgastes da estrutura dental por serem conservadores (MILLER et al.,1996), a não necessidade de coroas totais e términos sub-gengivais, não resta dúvidas que esses materiais associados à odontologia adesiva, proporcionaram grande avanço no tratamento de pequenas áreas desdentadas.P. 15    

Nenhum comentário:

Postar um comentário